quarta-feira, 12 de junho de 2013

 Sugestão de leituras, citações


      Liberdade, igualdade são temas que sempre podem cair ou mesmo serem relacionados a um outro tema.   Levando isso em consideração, conhecer filmes, livros, séries, citações a respeito é sempre bom. Você pode pensar em igualdade dos sexos, nesse caso: revolução feminina nos EUA, direito ao voto feminino no mundo e Brasil (era Vargas), liberdade no amor: homossexualismo (citar como é desigual e hipócrita o posicionamento da sociedade, como nas novelas da globo em que aparecem cenas muito quentes entre casais héteros e não há cenas de beijos entre homossexuais; livro "Rey y Rey"¹ (ou "King and King", em inglês): http://www.slideshare.net/DocentesDiversidad/rey-y-rey, igualdade racial, citando cotas, problemas socias como: historicamente as leis segregacionistas nos EUA, escravidão no Brasil/mundo, preconceito e também o outro lado:autores, atores, personalidades famosas negras que prosperaram, filmes: "The Great Debaters"² (também conhecido como "O Grande Desafio"), outras sugestões: http://listasde10.blogspot.com.br/2009/11/10-filmes-sobre-racismo.html. Você também pode falar sobre igualdade civil, liberdade de expressão (censura que ocorreu no Estado Novo, governo chavista, de Cristina Kirchner - presidente da Argentina)
    

  1. Rey y Rey: Livro infantil escrito pelas autoras holandesas Linda De Haan e Stern Nijland. No livro é narrado a história de um príncipe que precisa casar. A ele são apresentadas várias princesas até que ele se apaixona pelo príncipe Lee. O livro possui continuação: Rey y rey y familia.  A publicação da primeira parte gerou polêmica nos EUA (pais pediram retirada do livro de bibliotecas públicas), Inglaterra (o livro foi empregado no projeto NO OUTSIDERS e o grupo religioso CHRISTIAN VOICE reclamou que isso era uma propaganda para induzir crianças a práticas homoafetivas). Ele também foi produzido no teatro em Viena e foi muito criticado por  Eduard Schock (líder do partido FPO) e pelo jornal  Kronenzeitung. A série espanhola Física o química também exibiu um teatro da obra: http://www.youtube.com/watch?.
  2. O Grande Desafio: Melvin Tolson dá aulal em uma universidade para negros e organiza um grupo de debates que participa de competições entre universidade negras e ganhando espaço tentando assim competir com uma universidade branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário