sexta-feira, 12 de julho de 2013

Transgênicos

Afinal, o que é um transgênico?
Por definição, transgênico é um ser vivo que recebeu um gene de outra espécie animal ou vegetal. O gene inserido pode vir de outra planta ou mesmo de outra espécie completamente diferente.A planta resultante dessa inserção passa a ser denominada "geneticamente modificada".

PRÓS:
1.       Transformação nos vegetais para torná-los mais resistentes a diversos ambientes ou mais rentáveis, eliminando partes que não são economicamente aproveitáveis;
2.       Enriquecimento nutritivo dos alimentos;
3.       Aumento, em certas plantas, da capacidade de combater doenças;
4.       Criar vacinas comestíveis;
CONTRAS:
Não se conhecem exatamente os efeitos sobre o organismo;
Pode alterar a evolução natural e provocar desequilíbrios no meio;
Os pequenos proprietários não tem acesso à essa tecnologia de ponta;
O propalado objetivo de se acabar com a fome é questionável, pois o problema não resulta da falta de alimentos e sim, da restrição de acesso a eles;
Lei de biossegurança:  
- Estabelece as diretrizes para o controle das atividades e produtos originados pela moderna Biotecnologia, a tecnologia do DNA recombinante.
-Ex. Rótulo com Têzinho
Protocolo de Cartagema sobre Biossegurança: é um tratado sobre biossegurança assinado durante a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) em Cartagena, Colômbia. Aprovado em 29 de janeiro de 2000 e em vigor desde setembro de 2003, o texto disciplina questões envolvendo o estudo, a manipulação e o transporte de organismos geneticamente modificados (OGM) entre os países membros do acordo.
Fountains:




Vídeo de física recomendado (sobre fibra óptica):
Magda curtiu isso! 

-B

:

Nenhum comentário:

Postar um comentário