quinta-feira, 4 de julho de 2013

Água

  

  A água é uma substância essencial para a vida, tanto que o corpo humano apresenta cerca de 65% de água, sendo ela responsável por reações químicas, como a respiração celular; regular a temperatura corporal; combater infecções etc. Além disso, ela também é muito importante para o desenvolvimento econômico dos países por ser uma fonte de energia limpa e barata tendo um papel fundamental para atrair indústrias e também devido ao seu uso na agricultura. Por isso ela tem sido motivo de disputas entre países, nações durante muitos anos. Muitos dos conflitos entre israelenses e palestinos tiveram em pauta a água que é mal distribuída entre ambos.
  Esse tipo de conflitos já foi discutido inclusive pela ONU devido a sua gravidade e importância.  A ONU organizou diversas conferências para discutir o assunto (Conferência das Nações Unidas para a Água (1977), a Década Internacional de Abastecimento de Água Potável e Saneamento (1981-1990), a Conferência Internacional sobre Água e Meio Ambiente (1992) e a Cúpula da Terra (1992)). 
  O problema de distribuição da água é visto até no Brasil, que é um dos países mais ricos em recursos hídricos no mundo. O sertão brasileiro enfrenta crises de seca gravíssimas gerando morte das plantações, gado, o que leva a fome, morte de pessoas. O governo tem desenvolvido programas como 
o Plano Safra do Semiárido para ajudar os produtores e as pessoas, que também recebem ajuda de ONGs, doações.
  Resolver o problema da seca, falta de água é complicado, não porque falta água no mundo para atender a necessidade dessas pessoas (consumo), mas devido a sua concentração na mão de uns, ao uso que é dado a ela que normalmente é destinada a agricultura, indústria. A poluição desses recursos hídricos também é um problema por destruir ecossistemas, diminuir as opções de águas a serem utilizadas para saneamento.
  É necessário investimento para a recuperação desses recursos e para educar as pessoas, conscientizá-las sobre a importância de sua preservação e como fazê-lo, desde crianças (em casa e escola) até adultos. É impotante também fazer um direcionamento sobre a prioridade do uso da água para resolver o problema da sede.




Fontes: http://www.pime.org.br/mundoemissao/ecolguerra.htm
            http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/uzbeques-e-cazaques-apelam-a-onu-por-guerra-da-agua-na-asia-central.html
            http://ecoambiente.wordpress.com/2009/05/03/quando-a-agua-vira-motivo-de-guerra/
            http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-em-acao/a-onu-e-a-agua/
            http://portuguese.ruvr.ru/2013_01_03/sob-a-pedra-de-quem-corre-a-agua/
            http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/021016_iraquecb.shtml
            http://www.ecodebate.com.br/2011/09/09/a-agua-como-arma-de-guerra-artigo-de-ana-echevengua/
            http://popgeografia.blogspot.com.br/2011/09/disputas-por-territorios-agua-e-poder.html
            http://www.brasilescola.com/brasil/a-seca-no-nordeste.htm
            http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/06/03/dilma-anuncia-gastos-sem-limite-para-conter-efeitos-da-seca-no-nordeste.htm
            http://saude.abril.com.br/edicoes/0286/medicina/conteudo_235999.shtml
            http://www.aguapocosdecaldas.com.br/mostra_noticia1.asp?codigonoticia=8
           
PS: recomendo a leitura das fontes, complementam muito mais o meu resumo (que não ficou muito bom).

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