sábado, 18 de maio de 2013

A questão do lixo na sociedade de consumo

(Resolvi fazer um pouco diferente, porque estou dodói. - Babi)

Def.: Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos.
Historicamente falando
-Antes do processo da Primeira Revolução Industrial o lixo produzido nas residências era composto basicamente de matéria orgânica, dessa forma era fácil eliminá-los, bastava enterrar, além disso, as cidades eram menores e o número da população restrita.
Mais tarde com o crescimento em escala mundial da industrialização, acelerado aumento da população e dos centros urbanos, que ocorreu principalmente na segunda metade do século XX, desencadeou um aumento significativo na quantidade de lixo e variedades em suas composições.
-De um lado, desenvolvimento tecnológico, melhora da qualidade de vida e aumento do número de habitantes na Terra. Do outro, descarte excessivo de materiais e geração de detritos que não são decompostos com rapidez pelos fungos e bactérias.
Dados interessantes:
Cada brasileiro produz de 600 gramas a 1 quilo de lixo por dia. Portanto, ao todo, o Brasil produz cerca de 240 mil toneladas por dia. 
Lixões e aterros sanitários:
Nas cidades que contam com serviços de coleta do lixo esse é armazenado em dois tipos de “depósitos”: os lixões nos quais os dejetos ficam expostos a céu aberto e os aterros sanitários onde o lixo é enterrado e compactado. Os lugares que abrigam os depósitos de lixo geralmente estão localizados em áreas afastadas das partes centrais do município.
Os problemas provocados pelo lixo- Dispersão de insetos e pequenos animais (moscas, baratas, ratos), hospedeiros de doenças como dengue, leptospirose e a peste bubônica.
- O lixo acumulado produz um líquido denominado de chorume, esse possui coloração escura com cheiro desagradável, a substância gerada atinge as águas subterrâneas (aquífero, lençol freático), além disso, existe a contaminação dos solos e das pessoas que mantêm contato com os detritos, deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes e estrago na paisagem.
-Contamina o solo e a água
Aspecto social A parcela da sociedade excluída  busca nesses locais materiais para vender (papéis, plásticos, latas entre outros), às vezes as pessoas buscam também alimentos, ou melhor, restos para o seu consumo, muitas vezes estragados e contaminados, demonstrando o ápice da degradação humana.
Propostas de solução:
-Financiamento, por parte do governo, de pesquisas em universidades que visem à criação de formas eficientes de reciclagem.
-Troca de aparelhos eletrônicos somente quando necessário.
-Reaproveitamento de materiais domésticos.
-Preferência pela utilização de materiais biodegradáveis. 
-Algumas prefeituras e governos de Estados brasileiros tentaram criar leis que proibissem o fornecimento de sacolas plásticas em supermercados. 
- Cidade de São Francisco, nos EUA, multa quem não separa o lixo.
-Portanto, é possível conciliar o progresso da sociedade com a questão ambiental, através do apoio de uma população que respeite o meio ambiente e que tenha vontade de preservá-lo. Necessita-se agora, então, de maior apelo da população brasileira para votar em políticos que irão tomar essas atitudes na área ambiental. Além disso, cabe uma reflexão individual, no sentido de  procurar sempre economizar materiais, usar o mínimo de embalagens descartáveis possíveis e contribuir na coleta seletiva. Assim, o Brasil avançará muito nessa questão e poderá progredir, agredindo o mínimo possível o meio ambiente.
-Seguir a fórmula da cidade de Portland: Considerada a cidade mais poluída dos EUA no século XIX,o local hoje é considerado sinônimo de limpeza e desenvolvimento, pois Portland ofereceu incentivos para atrair empresas de tecnologia e companhias preocupadas com a sustentabilidade.
- Atualmente existem 190 milhões desempregados no mundo. Por que não criar oportunidades para elas em setores como reciclagem? A transição para uma economia verde foi uma das principais discussões da Rio+20.
Fontes:

Um comentário: